Google Search!!!

Google

terça-feira, 26 de junho de 2007

Cientistas testam transmissão sem fios da electricidade

Olá a todos, eis que aqui vem uma notícia com jeito, exactamente o que diz o título, "Cientistas testam transmissão sem fios da electricidade". Penso que esta é uma descoberta simplesmente fantástica, imaginem o que isto poupa em termos de trabalho, custo, mobilidade etc. Deixaríamos de estar dependentes de fios eléctricos, cabos etc. Esta tecnologia iria revolucionar o indústrias eléctrica e dar um passo em frente. Ora esta tecnologia funciona com a criação de um campo magnético, tanto no emissor como no receptor. Penso que devemos de ter em conta alguns aspectos, nomeadamente a criação de mais campos magnéticos (poderá ser prejucial á saúde) e claro que na implementação depois desta tecnologia, para que funcione a larga escala, imaginem o potência de sinal que será necessária para por exemplo fornecer electricidade a uma região como lisboa. Teriam que existir vários pontos de emissão (como as antenas de telemóvel).
Ainda é uma tecnologia emergente, vamos esperar por mais desenvolvimentos.

Coloquei uma transcrição abaixo da notícia.

Cumprimentos,

.:. Kr3at0r .:.

Cientistas testam transmissão sem fios da electricidade
Um grupo de investigadores do MIT efectuou uma experiência a provar a possibilidade de transmitir electricidade utilizando tecnologia wireless.
Os cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) publicaram a descrição da experiência na revista científica Science. Segundo a publicação, o grupo foi capaz de acender uma lâmpada de 60W localizada há dois metros de distância da fonte de energia.

A técnica que permite a transmissão sem fios baseia-se em criar dois campos magnéticos, um na fonte de energia, outro no aparelho que vai receber a electricidade. Para criar tal campo, os investigadores desenvolveram pequenos conectores de cobre, que devem ser acoplados à fonte de energia (na tomada, por exemplo) e no objecto que vai receber electricidade (a lâmpada, no caso).

De acordo com a Science, os campos têm a mesma frequência e, por isso, os dois objectos por ele ligados (lâmpada e tomada) passam a trocar energia entre si, numa frequência que não afecta outros objectos interpostos entre eles.

Na revista, os cientistas dizem que a invenção é simples e poderia ter sido criada “há pelo menos 20 anos”. Agora, querem avaliar se o sistema é seguro para a saúde humana.

2 comentários:

PicaMiolos disse...

elahhh isso é k era porreiro
mas isso ate estar devidamente testado ui 30 anitos

Kr3at0r disse...

Acredita, era mesmo á maneira. Vamos a ver o que isto dá. Eu acho que vai ser mais uma frequência a circular, que nos vai dar cabo do cérebro, como os telemóveis, redes WI-FI, etc.