Google Search!!!

Google

quarta-feira, 4 de julho de 2007

IBM desenvolve tecnologia que poderá prevenir acidentes de viação

Pois é, a IBM não pára de nos surpreender, desta vez já estão a entrar na indústria automóvel. Isto deve de ter aqui um cariz comercial, penso eu. Mas qual é a piada disto? Um carro tem que ser controlado por nós condutores, e não o carro a controlar-nos. Percebo perfeitamente que em relação aos acidentes este sistema irá ser inovador, mas deixará de dar prazer conduzir um automóvel. Pois é, o futuro só nos reserva isto, cada vez mais, seremos menos autónomos e dependentes de máquinas / robots.


A empresa americana anunciou que está a desenvolver uma pesquisa no sentido de dotar os automóveis do futuro com tecnologia capaz de prevenir acidentes. Com toda a certeza já terá sentido vontade de dizer ao automóvel que segue imediatamente colado ao seu para se afastar, ou dizer ao automóvel mais lento que circula na via da esquerda para se afastar. Saiba então que a IBM está a investigar uma tecnologia que poderá, no futuro, possibilitar a comunicação entre dois automóveis.

Segundo a IBM, a investigação que está a ser desenvolvida nos laboratórios da marca em Haifa e que surge em resposta ao aumento dos problemas de trânsito, representa uma combinação de tecnologias de percepção sensorial e de resposta, que ajudam os automóveis a agir como se possuíssem reflexos.

A IBM alega ainda que, à semelhança de funcionalidades como a transmissão automática, ou os sistemas de ABS, as tecnologias avançadas de assistência ao condutor irão libertá-lo de algumas operações manuais, em situações complexas de condução. Dan Chevion, responsável pelo projecto explica que «a ideia é a que o condutor esteja sempre no domínio da situação, mas que, contudo, possa obter informação adicional que o ajude a tomar as decisões correctas».

Cumprimentos,

.:. Kr3at0r .:.

1 comentário:

PicaMiolos disse...

qualquer dia.. abrimos a porta do carro sentamo nos e dizemos 'hoje borga pó sitio do costume' ligamos a tv e vamos a ver qq coisa...